Dia Mundial da Arte

Celebra-se esta segunda-feira [15.04.2024], o Dia Mundial da Arte em homenagem ao aniversário de Leonardo da Vinci, um dos principais nomes do Alto Renascimento e um dos artistas mais completos de todos os tempos, considerado símbolo da liberdade de expressão e do multiculturalismo. Nas palavras dele: “A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível”, se reflecte a importância da arte para compreendermos melhor o mundo e expressarmos os nossos sentimentos mais íntimos.

O Dia Mundial da Arte foi institucionalizado pela Associação Internacional de Arte (IAA), que viria a assinalar a data pela primeira vez em 2012, com o objectivo de promover a consciencialização da actividade criativa no mundo.

Com a efeméride pretende-se destacar a importância da arte na sociedade, já que é considerada uma das formas mais poderosas de expressão, que pode transmitir emoções, contar histórias, provocar reflexões e inspirar mudanças.

Por exemplo, por via da pintura, escultura, música, dança, literatura, cinema, teatro e outras manifestações artísticas, a arte desempenha um papel fundamental na cultura, na identidade e na comunicação humana.

Comemorar o Dia Mundial da Arte é uma oportunidade de reconhecer e valorizar a contribuição única que os artistas e suas obras trazem para o mundo.
No universo do mundo das artes, o angolano Álvaro Macieira, escritor e artista plástico, com um acervo de 100 obras de arte adquiridas, fruto de 30 anos de trabalho, reuniu no Salão Internacional de Exposições do Museu Nacional de História Natural, obras de 50 artistas, com o titulo de “Kina Muta – Muta Kina”, que resulta da vontade de celebrar os 50 anos de Independência do país, a ser assinalado no próximo ano.
Artistas como António Ole, Fineza Teta, Edson Chagas e Guilherme Mampuya, são um dos nomes sonantes do mundo vibrante da arte angolana, que acabam por desempenhar um papel fundamental tanto do ponto de vista cultural quanto social, contribuindo para o desenvolvimento humano, estimulando a criatividade, a imaginação e a capacidade crítica, através dela, podemos reflectir sobre questões sociais, políticas e ambientais, promovendo a consciencialização e a transformação social.

Importa realçar, que no âmbito da salvaguarda do Patrimônio Cultural, o país conta com a Comissão Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial, que é coordenada pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa.

A Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural tem por objectivo promover a implementação de programas de conservação e a gestão participativa do património cultural, tendo em conta a necessidade de se adoptarem medidas especiais de acompanhamento do património cultural nacional de valor universal excepcional.

Previous Casos e mortes por tuberculose diminuem no país

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados